Hegemonia dos EUA e a Recuperação do Japão

Classificado em História

Escrito em em português com um tamanho de 2,57 KB

A Hegemonia dos EUA e a Recuperação do Japão

Entre as décadas de 1950 e 1970, as indústrias que registaram maior desenvolvimento foram:

  • O setor energético (petroquímica, eletricidade e nuclear);
  • A aeronáutica;
  • A eletrónica e computação;
  • A indústria aeroespacial;
  • As indústrias alimentares.

Os investidores americanos criaram sociedades multinacionais. Estas empresas tinham sede nos EUA e filiais em várias partes do mundo. Aproveitando matérias-primas e mão de obra baratas, aumentaram os seus lucros. O aumento da oferta de produtos, possível graças à produção em massa, fez baixar os preços e aumentar a concorrência entre as empresas.

Para convencer o público, as marcas recorriam à publicidade. Desenvolveu-se uma sociedade de consumo, tomada por muitos como modelo. O American way of life foi divulgado através do cinema, da música e da literatura, áreas que se tornaram também muito rentáveis. Esta hegemonia económica e cultural foi acompanhada por um forte poder militar dos americanos.

Para protegerem os seus interesses a nível mundial ou sob o argumento de libertar povos de situações de opressão, os EUA dominaram alianças militares (como a NATO) e intervieram na política de países aliados e amigos. A hegemonia dos EUA foi assegurada por um forte dispositivo militar e pela indústria de armamento, cuja investigação produziu inúmeras inovações.

A Recuperação do Japão

O Japão saiu derrotado da Segunda Guerra Mundial. Em 1945, estava bastante afetado pelas perdas humanas e materiais sofridas com a guerra. A sua economia estava arruinada: cerca de 80% da sua indústria fora destruída e tinha perdido territórios na China, na Coreia e nas ilhas do Pacífico.

Após a rendição, o Japão foi ocupado pelos EUA, tendo o território ficado sob a administração do general MacArthur entre 1945 e 1951. Neste período, foram implantadas medidas para promover a democratização do país e a recuperação da economia:

  • Foi aprovada uma Constituição que instituiu o regime parlamentar, reduzindo os poderes do Imperador;
  • O ensino foi reformado para melhorar a qualidade da mão de obra;
  • Os grandes domínios da aristocracia foram divididos e distribuídos a agricultores que, por se terem tornado proprietários, passaram a produzir mais.

Entradas relacionadas: