Teoria Neoclássica: Administração por Objetivos (APO)
Classificado em Formação e Orientação para o Emprego
Escrito em em
português com um tamanho de 2,99 KB
Teoria Neoclássica: Segundo Peter Drucker, a Administração por Objetivos (APO) promove o deslocamento da atenção das atividades-meio para os objetivos e finalidades. Ocorre a troca do "como administrar" para o "por que" e "para que" administrar, focando na busca da eficácia e da descentralização.
Características:
- Fixação de objetivos estratégicos entre o executivo e seus superiores;
- Fixação de objetivos táticos para cada departamento ou cargo;
- Interligação entre os objetivos táticos;
- Ênfase na mensuração e controle dos resultados;
- Contínua avaliação, reavaliação e reciclagem dos planos;
- Participação atuante das gerências.
Os objetivos devem:
- Proporcionar uma diretriz e o trabalho em equipe;
- Melhorar a visão de futuro;
- Servir de base para evitar erros;
- Servir como critérios para a distribuição de recursos.
Critérios de fixação: Competitividade, criatividade e inovação, produtividade, eficiência e qualidade, rentabilidade, responsabilidade social e pública, e satisfação do cliente.
Hierarquia dos Objetivos:
- Objetivos estratégicos: Longo prazo, abrangem a organização como um todo;
- Objetivos táticos: Médio prazo, focados nos departamentos;
- Objetivos operacionais: Curto prazo, voltados para atividades locais.
Estratégia: Envolve a organização como um todo; é um meio para alcançar objetivos organizacionais; é orientada para o longo prazo; e é decidida no nível institucional da organização.
Tática: Refere-se a cada departamento ou unidade; é um meio para alcançar objetivos departamentais; é orientada para o médio ou curto prazo; e é definida no nível intermediário por cada gerente ou unidade da organização.
Fases do Planejamento Estratégico: Formulação dos objetivos, análise interna da empresa, análise externa do ambiente e formulação das alternativas estratégicas.
Ciclo da APO: Formulação consensual dos objetivos, disponibilidade dos meios, cobrança dos resultados, subordinado cobra os meios e recursos, avaliação conjunta e periódica, e reciclagem do processo.
Benefícios:
- Aclaramento dos objetivos;
- Melhoria do planejamento;
- Padrões claros para controle;
- Aumento da motivação do pessoal;
- Avaliação mais objetiva;
- Melhoria do moral.
Problemas: Coerção sobre subordinados, aprovação de objetivos incompatíveis, papelório em excesso, focalização nos resultados mais facilmente mensuráveis em detrimento dos resultados mais importantes, e perseguição rígida de objetivos que poderiam ser abandonados.