Guia Completo de Direitos Laborais: Permissões, Férias e Salário

Direito4,33 KB

1.6. Permissões Remuneradas

As permissões remuneradas incluem:

  • Cir-TIME: Tipo específico de licença.
  • Casamento: 15 dias.
  • Parental: Por doença grave ou morte (dois períodos/sessões).
  • Intervenção Cirúrgica: 4 ou 2 dias, dependendo do caso.
  • Transferência: 1 dia.
  • Mudança de Residência ou União de Funções Habitual: Tipo de licença específica.
  • Direito Público Estatutário e Pessoal de Caráter Essencial: Categoria de licença.
  • Licença de Amamentação: 30 minutos ou 1 hora, no início ou fim da jornada.
  • Preparação para o Parto: Indispensável.

1.7. Férias Remuneradas

Todos os trabalhadores têm direito a um período de férias remuneradas, que não pode ser substituído por compensação financeira. É um direito irrenunciável com duração mínima de 30 dias, incluindo fins de semana.

As férias não podem ser acumuladas e devem ser gozadas dentro de um ano. As datas são definidas por acordo, e os funcionários devem ser informados do seu período de férias com, pelo menos, dois meses de antecedência.

Se o trabalhador tiver menos de um ano de serviço, as férias serão calculadas proporcionalmente. Uma vez iniciadas, as férias não podem ser interrompidas, a menos que permitido pelo contrato.

Pagamento de Férias

A compensação financeira pode ser recebida quando o trabalhador cessa o vínculo com a empresa sem ter gozado as suas férias (recebe o valor correspondente) ou quando os trabalhadores são contratados por períodos inferiores a um ano.

1.8. Calendário e Feriados Laborais

Todas as empresas devem elaborar um calendário de feriados legais para fins laborais, que são pagos e não reembolsáveis, de acordo com o Ministério do Trabalho e as disposições das Comunidades Autónomas e dos municípios. Em caso algum, o número de feriados anuais deve exceder 14 dias.

2. O Salário

O salário corresponde à totalidade das perceções económicas dos trabalhadores que prestam serviços laborais a terceiros, e à provisão pelo trabalho efetivo, independentemente da forma de pagamento, ou por períodos de descanso contados como de trabalho. O salário em espécie não pode exceder 30% do total.

A estrutura salarial inclui o salário base (por unidade de tempo ou de trabalho) e os adicionais salariais. O empregador é obrigado a pagar a mesma quantia pelo mesmo serviço, sem distinção de sexo.

2.1. Salário Mínimo Interprofissional (SMI)

É a quantidade mínima que um trabalhador pode receber por 40 horas semanais. O Governo define o SMI anualmente (€ 633,30, como exemplo), em consulta com os sindicatos e empresas representativas. Este salário pode ser aumentado com adicionais salariais.

É impenhorável, exceto pelas quantias que o excedam (em caso de dívidas). Apenas as pensões de alimentos podem penhorar o SMI na sua totalidade.

2.2. Indicador Público de Renda de Efeitos Múltiplos (IPREM)

É o indicador de referência para o acesso a determinados subsídios, benefícios ou serviços públicos, ou para o cálculo do seu montante. É de aplicação obrigatória nas normas estatais e serve de referência para as comunidades autónomas e entidades da Administração Local.

2.3. Garantias Salariais

Se o empregador não cumprir as suas obrigações financeiras, os salários dos trabalhadores terão prioridade sobre outras dívidas do empresário. Esta garantia é assegurada pela preferência dos salários em dívida dos últimos 30 dias sobre qualquer outro crédito, exceto os garantidos por direitos reais.

2.4. Fundo de Garantia Salarial (FOGASA)

É um organismo adscrito ao Ministério do Trabalho, que visa garantir aos trabalhadores o pagamento de salários e indemnizações ou benefícios por cessação de contrato. Abrange:

  • Salários: Em caso de insolvência, falência ou concurso de credores da empresa (com um limite de 3 vezes o SMI diário, multiplicado pelo número de dias em dívida, com um máximo de 150 dias).
  • Indemnizações: Por despedimento ou rescisão de contrato.

Baixar

PDF Word HTML